quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O sentido de avaliar: em busca de uma avaliação Formativa





              As diferentes concepções de avaliação variam de acordo com a ênfase necessária. Existe a avaliação informal, que é natural, assistemática ,sendo realizada sempre que formamos algum juízo de valor acerca de qualquer atividade do cotidiano. Há também a avaliação formal, sistemática, usada quando se torna necessário avaliar instituições e ações caracterizadas por programas, planos ou projetos, visando o aprimoramento dos mesmos.

             A avaliação educacional incide no processo pedagógico especificamente sobre o aproveitamento do aluno e o plano de ação a partir dos resultados medidos pela mesma. Porém só faz sentido avaliar um aluno se o intuito for a busca de um caminho que leve à aprendizagem.

            O professor deve pautar seu trabalho em proporcionar situações de aprendizagem e em jeitos de levar o aluno a desenvolver formas de aplicar o conhecimento no dia-a-dia. A avaliação deve ser a observação dessas situações, concluindo se todos alcançaram os objetivos propostos inicialmente e como o fizeram.



Referências Bibliográficas

“A avaliação Educacional”- Ana Maria Avela Saul. Série Ideias, Editora FDE, São Paulo, 1994. Acessado em cremariocovas.sp.gov.br

“Concepção de Avaliação” - Amélia Barreto. Acessado em brasilescola.uol.com.br

“Avaliar para ensinar melhor”- Denise Pellegrini – Revista Nova Escola ,2003 Acessado em novaescola.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário