Objetivo Geral:
Intervir na comunidade escolar, partindo de uma abordagem antropológica de observação e usando recursos diversos, objetivando criar um ambiente de compreensão, acolhimento, aprendizado e não violência.
Ações:
• Observar o que une os moradores em prol do bem comum.
• Buscar entender o que motiva os conflitos, como violência, drogas, "bullying”, evasão escolar.
• Formar mediadores, envolvendo representantes da equipe pedagógica e docente. Trabalhar em sala de aula atividades que exercitem a cooperação, o respeito e a solidariedade.
• Buscar estratégias para a elaboração e cumprimento de regras de convivência. Todos deverão participar (alunos e docentes) para que se alcance uma sensação de pertencimento ao ambiente escolar. Mostrar que seguir regras escolhidas por consenso geram bem estar e ordem.
• Trazer para o ambiente escolar atividades que remetam a referências culturais típicas da comunidade.
• Convidar associações, grupos folclóricos, artistas, artesãos, esportistas, para criar junto com a escola eventos, oficinas, palestras, visando promover a convivência da escola com a comunidade.
Justificativa:
Na convivência em sociedade, o individualismo deve dar lugar aos interesses coletivos. Portanto, resgatar valores e mediar conflitos podem construir um clima harmonioso na escola e garantir bons resultados no processo educacional.
Recursos:
• Material teórico- para a formação dos mediadores (livros, textos, filmes) • Cartazes informando local e hora das oficinas (podem ser confeccionada pelos alunos) • Materiais esportivos (bolas, cordas, etc.) • No caso de oficinas de artesanato, consultar os artesãos sobre o material necessário. Incentivar o uso de material reciclado, recolhido pelos alunos e famílias.
• Instrumentos musicais para as oficinas de música.
• Lanches de cortesia para os facilitadores/palestrantes.
Responsáveis:
• Equipe docente e pedagógica coordena as atividades,
• Pessoas da comunidade que se interessem em ministrar oficinas, palestras, etc
• Alunos – podem participar e sugerir atividades
• Mediadores- intervir em conflitos e buscar harmonizar as partes.
Duração:
Todo o ano letivo.
Resultados Esperados:
Com o desenvolvimento desse plano, espera-se principalmente um maior comprometimento da comunidade escolar na criação de uma cultura de paz na escola. O sucesso na resolução de conflitos deve refletir em mais aprendizado para os alunos, o que traz consigo mais confiança para alcançar seus objetivos acadêmicos e sociais.
Bibliografia
‘’Projeto Institucional: Combate à violência ‘’ ,
disponível em -< https://gestaoescolar.org.br/conteudo/9/projeto-institucional-combate-a-violencia >
‘’Violência nas escolas: sugestões para o enfrentamento do problema’’
disponível em < https://crianca.mppr.mp.br/pagina-830.html>
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