Disciplina: Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação
A escola contemporânea tem o papel marcado pela contradição, uma vez que é formadora de pessoas que devem ser inseridas em um mercado de trabalho imediatista e incentivador do acúmulo de capital, mas que também precisa contribuir para que estes se tornem cidadãos críticos de sua própria condição social, aptos a transformar sua condição de desigualdade.
A Antropologia tem vital importância na mudança paradigmática, estabelecendo um rico diálogo entre cultura e educação, portanto traz um novo olhar sobre a prática educativa, uma vez que privilegia os saberes locais, a diversidade étnico-cultural, as complexidades e as subjetividades do cotidiano social.
Os principais teóricos da Antropologia e as interpretações dadas por eles à questão da diversidade humana, nos aspectos biológico e social (comportamentos familiares, as instituições sociais e políticas, os sistemas simbólicos, religiosos), nos possibilita desenvolver uma educação com respeito às diferenças étnicas e culturais, promovendo a eliminação das diferenças econômico-sociais.
Bibliografia ‘’Antropologia Educacional: novo olhar sobre a prática educativa’’
Disponível em < https://www.geledes.org.br/antropologia-educacional-novo-olhar-sobre-prática-educativa
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