A ideia de um currículo para a Educação
Infantil deve ser entendida como a organização de práticas interdisciplinares,
que proporcionem a construção do aprendizado, considerando a criança um ser
social, histórico-cultural , afetivo e cognitivo, com necessidades peculiares.
Segundo
Vigotsky,o desenvolvimento da criança é produto de instituições sociais e
sistemas educacionais (família , escola ,igreja), que ajudam a construir seu
próprio pensamento e descobrir o significado da ação do outro e de sua própria
ação .Assim as relações interpessoais deve ter especial atenção na Educação
Infantil.
O educador deve interagir com a criança
,relacionando-se afetivamente com ela, fazendo-a sentir-se segura, ouvida e respeitada. Essa
interação é fundamental, pois quando considera a criança como um ser ativo em
seu desenvolvimento ,o educador faz a
mediação entre ela e o meio, através de vários recursos (brinquedos, música,
etc ).
Froebel na sua principal obra “A
educação do homem ” afirma que:
“A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal.”
“A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal.”
A interação entre as crianças, no
momento das brincadeiras, possibilita que compartilhem dúvidas, emoções,
descobertas, tornando-se situações de aprendizagem. O educador pode estimular
esses momentos privilegiando atividades em grupo.
Fundamental também é a interação da
família e escola, pois ambas compartilham da educação da criança, transmitindo
valores sociais e culturais.
Portanto,
a elaboração de um currículo no trabalho com a Educação Infantil é necessário para que saibamos qual
melhor caminho trilhar. Ele deve estar sempre em construção, acompanhando as mudanças, necessidades e características
de cada aluno e escola. O professor deve integrá-lo com a vivência do aluno, e
juntamente com a família transmitir
valores e atitudes de ordem familiar e
social.
Referências
Bibliográficas:
Enciclopédia
da Criança
Brasil
Escola
Web Artigos
Froebel e a
Educação.blogspot
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