quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A importância do Currículo e das relações interpessoais na infância





      A ideia de um currículo para a Educação Infantil deve ser entendida como a organização de práticas interdisciplinares, que proporcionem a construção do aprendizado, considerando a criança um ser social, histórico-cultural , afetivo e cognitivo, com necessidades peculiares.
      Segundo Vigotsky,o desenvolvimento da criança é produto de instituições sociais e sistemas educacionais (família , escola ,igreja), que ajudam a construir seu próprio pensamento e descobrir o significado da ação do outro e de sua própria ação .Assim as relações interpessoais deve ter especial atenção na Educação Infantil.
        O educador deve interagir com a criança ,relacionando-se afetivamente com ela, fazendo-a  sentir-se segura, ouvida e respeitada. Essa interação é fundamental, pois quando considera a criança como um ser ativo em seu desenvolvimento  ,o educador faz a mediação entre ela e o meio, através de vários recursos (brinquedos, música, etc ).
        Froebel na sua principal obra “A educação do homem  ” afirma que:
       “A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal.”
          A interação entre as crianças, no momento das brincadeiras, possibilita que compartilhem dúvidas, emoções, descobertas, tornando-se situações de aprendizagem. O educador pode estimular esses momentos privilegiando atividades em grupo.
        Fundamental também é a interação da família e escola, pois ambas compartilham da educação da criança, transmitindo valores sociais  e culturais. 
        Portanto, a elaboração de um currículo no trabalho com a Educação   Infantil é necessário para que saibamos qual melhor caminho trilhar. Ele deve estar sempre em construção,  acompanhando as mudanças, necessidades e características de cada aluno e escola. O professor deve integrá-lo com a vivência do aluno, e juntamente com a família  transmitir valores e atitudes  de ordem familiar e social.

Referências Bibliográficas:
Enciclopédia da Criança
Brasil Escola
Web Artigos
Froebel e a Educação.blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário