sábado, 3 de junho de 2017

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental




  Olá,apaixonado pela Pedagogia!Essa semana concluí o meu Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Esse relatório é a síntese das atividades desenvolvidas nesse período.Espero que o ajude a formular o seu!
   Obs.: Não copiem e colem,plágio pode ser detectado e dá problema.Se gostarem,reescrevam,se orientem pelos tópicos e no final,dará tudo certo!
Abraços!


Relatório

1-Curso: Licenciatura Em Pedagogia
Universidade de Franca
Aluna: Cristiane de Oliveira
 Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Quinto Semestre -2017

2-Introdução
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) exige a prática do Estágio Curricular Supervisionado. Este constitui importante instrumento para a formação do futuro docente, permitindo a observação da realidade escolar. Deve promover também a reflexão sobre os aspectos da realidade escolar, tais como organização interna, problemas enfrentados, relação família-escola, etc. Aprimora os saberes e a prática do acadêmico, construindo novos conhecimentos.

3-Caracterização da Escola
Este relatório é o resultado final do Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado do dia 02 a 31 de maio de 2017,na Escola Municipal **. Escola pública, vinculada à Secretaria de Educação de Cláudio, Minas Gerais. Localizada à ** número número**,no Centro da referida cidade. Atende alunos na Educação Infantil (Primeiro e segundo Períodos) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Primeiro ao Quinto Ano).

4-Perfil dos Professores
Professora
Formação
Nível-Turma
Horas de estágio
Valene
Pedagogia,Matemática e Ciências
Ensino Fundamental
Quarto Ano
50 horas



Professora
Formação
Nível - Turma
Horas de Estágio
Maria Tereza
Normal Superior,Português,Geografia e História.
Ensino Fundamental
Quarto Ano
48 horas e 25

Professora
Formação
Nível – Turma
Horas de Estágio
Ana Carolina
Música
Ensino Fundamental
Quarto Ano
1hora e 35 minutos

5- A Prática Pedagógica dos professores
Professora: Valene
Leciona  Ciências, Matemática e Arte nas duas turmas do Quarto Ano da Escola. Incentiva muito a leitura, a escrita dos alunos, passando várias anotações no caderno. Promove atividades como “Campeonato de Fatos” para fixar os conteúdos de matemática. Também auxiliou os alunos na construção com a família de maquetes utilizando os sólidos geométricos. Foi a responsável pela Sessão Cívica do mês, na qual todos os alunos participaram do teatro ou declamando poesias (conteúdos de Arte e Ciências).

Professora: Maria Tereza
Tive o prazer e a honra de estagiar com essa que foi minha professora também nas antigas Terceira e Quarta séries do Ensino Fundamental, no final dos anos 80 .Leciona atualmente Português, História e Geografia. Trabalha muito a oralidade dos alunos com leituras, incentiva o relato de experiências cotidianas relacionadas ao conteúdo em estudo (conteúdo de História e Geografia).

Professora : Ana Carolina
As aulas de música são momentos agradáveis para os alunos,a professora incentiva a percepção musical explorando a flauta doce , a confecção de paródias,etc.

6-Reflexões sobre o Estágio de Participação e Observação
Professora: Valene
Matemática-Geometria e medidas
Durante meu estágio de observação, a professora estava trabalhando com sólidos geométricos. Para enriquecer as aulas, os alunos coloriram e montaram os sólidos, depois, em casa com a família, construíram maquetes com objetos com os mesmos. Posteriormente foram trabalhados os conceitos de medidas de comprimento. Os alunos trouxeram fitas métricas e trenas, formaram duplas, se mediram e anotaram as medidas, que depois foram transferidas para um gráfico.
Os alunos participaram com bastante entusiasmo. A atividade com sólidos foi apresentada em uma exposição, o que foi muito bom para a interação dos alunos, escola e famílias, que deve ser um dos objetivos das práticas pedagógicas.
Matemática-Números e operações
A professora trabalha as operações elementares propondo a resolução de exercícios e problemas relacionados ao cotidiano,o que facilita a compreensão pelos alunos.Tem muita paciência em explicar sempre que necessário os exercícios corrigidos.

7-Reflexões sobre o Estágio de Regência
Horas Cadastradas
Atividades de Regência
5:55
1- Aplicação da “Dinâmica Da Auto-Estima e Respeito ao Próximo”.
Objetivo: Trabalhar o conceito da auto-estima e respeito às diferenças.
Materiais: Papel, lápis, fichas com os nomes dos alunos.
Desenvolvimento: Entreguei uma folha para cada aluno,na qual instrui que fosse escrito o que eles mais gostasem em si mesmo. Depois cada um sorteou um nome e tinha que escrever uma qualidade que gostava no colega sorteado, se quisesse,também uma crítica construtiva.
É importante trabalharmos valores como a auto-estima, respeito a si mesmo e ao próximo na infância, afim de desenvolvermos nas crianças a empatia e solidariedade, essenciais ao convívio em sociedade.
2-Bingo da Tabuada
Objetivo: Reforçar a resolução de operações simples (multiplicação) de forma lúdica.
Materiais: Fichas com as operações, cartelas com resultados, marcadores ,recipiente para sorteio.
Desenvolvimento: Entreguei uma cartela de números para cada aluno. Fui sorteando as fichas e anotando as operações no quadro. Os alunos resolviam os cálculos mentalmente e iam marcando na cartela caso tivessem os resultados. Ao final, resolvemos no quadro e entreguei brindes aos que marcaram mais números.
O ensino lúdico da Matemática proporciona que a criança tenha momentos de aprendizagem espontânea,leve e alegre, sem muitos formalismos.
3-Resgate das Brincadeiras de Antigamente
Objetivo: Incentivar o resgate de brincadeiras esquecidas pela maioria das crianças.
Materiais: Texto sobre como eram as brincadeiras de antigamente.Corda, bola, pião, etc. Os alunos trouxeram de casa alguns desses brinquedos, outras brincadeiras só necessitavam de um espaço, como bandeira-estourou, pique-pega, etc.
Desenvolvimento: Brincadeiras livres, apenas coordenei a formação de equipes quando necessário e expliquei algumas regras.


8-Considerações Finais
Após a conclusão de mais essa etapa em minha formação acadêmica, posso concluir que a prática docente é uma construção diária. É preciso planejamento, mas também muito “jogo de cintura”, saber interpretar as reações dos alunos, compreender suas diferentes realidades e personalidades.
A partir da observação das professoras em ação, assim como da rotina da escola como um todo, pude aperfeiçoar o que já sabia, além de colocar em prática nas atividades de regência e no auxílio às professoras o que já aprendi na teoria. Através de métodos, didáticas e técnicas é possível ao educador conceitos de respeito, justiça e solidariedade, além dos saberes elementares do mundo e da natureza, tornando-os seres pensantes e autônomos na sociedade. Foram dias de muito  aprendizagem que muito contribuirão com a construção da minha identidade docente.
9- Referências Bibliográficas
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira-1996
Parâmetros Curriculares Nacionais-2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário