Olá,apaixonado pela Pedagogia!Essa semana concluí o meu Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Esse relatório é a síntese das atividades desenvolvidas nesse período.Espero que o ajude a formular o seu!
Obs.: Não copiem e colem,plágio pode ser detectado e dá problema.Se gostarem,reescrevam,se orientem pelos tópicos e no final,dará tudo certo!
Abraços!
Relatório
1-Curso: Licenciatura Em Pedagogia
1-Curso: Licenciatura Em Pedagogia
Universidade
de Franca
Aluna: Cristiane de Oliveira
Disciplina:
Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Quinto
Semestre -2017
2-Introdução
A Lei de Diretrizes e
Bases da Educação (Lei 9394/96) exige a prática do Estágio Curricular
Supervisionado. Este constitui importante instrumento para a formação do futuro
docente, permitindo a observação da realidade escolar. Deve promover também a
reflexão sobre os aspectos da realidade escolar, tais como organização interna,
problemas enfrentados, relação família-escola, etc. Aprimora os saberes e a
prática do acadêmico, construindo novos conhecimentos.
3-Caracterização da Escola
Este relatório é o
resultado final do Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, realizado do dia 02 a 31 de maio de 2017,na Escola
Municipal **. Escola pública, vinculada à
Secretaria de Educação de Cláudio, Minas Gerais. Localizada à ** número número**,no Centro da referida cidade. Atende alunos na
Educação Infantil (Primeiro e segundo Períodos) nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental (Primeiro ao Quinto Ano).
4-Perfil
dos Professores
Professora
|
Formação
|
Nível-Turma
|
Horas de
estágio
|
Valene
|
Pedagogia,Matemática
e Ciências
|
Ensino
Fundamental
Quarto
Ano
|
50
horas
|
Professora
|
Formação
|
Nível - Turma
|
Horas de
Estágio
|
Maria
Tereza
|
Normal
Superior,Português,Geografia e História.
|
Ensino
Fundamental
Quarto
Ano
|
48
horas e 25
|
Professora
|
Formação
|
Nível – Turma
|
Horas de
Estágio
|
Ana
Carolina
|
Música
|
Ensino
Fundamental
Quarto
Ano
|
1hora
e 35 minutos
|
5- A Prática Pedagógica dos
professores
Professora:
Valene
|
Leciona Ciências, Matemática e Arte nas duas turmas
do Quarto Ano da Escola. Incentiva muito a leitura, a escrita dos alunos, passando
várias anotações no caderno. Promove atividades como “Campeonato de Fatos”
para fixar os conteúdos de matemática. Também auxiliou os alunos na
construção com a família de maquetes utilizando os sólidos geométricos. Foi a
responsável pela Sessão Cívica do mês, na qual todos os alunos participaram
do teatro ou declamando poesias (conteúdos de Arte e Ciências).
|
Professora:
Maria Tereza
|
Tive o prazer e a honra de estagiar
com essa que foi minha professora também nas antigas Terceira e Quarta séries
do Ensino Fundamental, no final dos anos 80 .Leciona atualmente Português,
História e Geografia. Trabalha muito a oralidade dos alunos com leituras,
incentiva o relato de experiências cotidianas relacionadas ao conteúdo em
estudo (conteúdo de História e Geografia).
|
Professora
: Ana Carolina
|
As aulas de música são momentos
agradáveis para os alunos,a professora incentiva a percepção musical
explorando a flauta doce , a confecção de paródias,etc.
|
6-Reflexões sobre o Estágio de
Participação e Observação
Professora:
Valene
|
Matemática-Geometria
e medidas
Durante meu estágio de observação, a
professora estava trabalhando com sólidos geométricos. Para enriquecer as
aulas, os alunos coloriram e montaram os sólidos, depois, em casa com a
família, construíram maquetes com objetos com os mesmos. Posteriormente foram
trabalhados os conceitos de medidas de comprimento. Os alunos trouxeram fitas
métricas e trenas, formaram duplas, se mediram e anotaram as medidas, que
depois foram transferidas para um gráfico.
Os alunos participaram com bastante entusiasmo.
A atividade com sólidos foi apresentada em uma exposição, o que foi muito bom
para a interação dos alunos, escola e famílias, que deve ser um dos objetivos
das práticas pedagógicas.
|
Matemática-Números
e operações
A professora trabalha as operações
elementares propondo a resolução de exercícios e problemas relacionados ao
cotidiano,o que facilita a compreensão pelos alunos.Tem muita paciência em
explicar sempre que necessário os exercícios corrigidos.
|
7-Reflexões sobre o Estágio de
Regência
Horas
Cadastradas
|
Atividades
de Regência
|
5:55
|
1-
Aplicação da “Dinâmica Da Auto-Estima e Respeito ao Próximo”.
Objetivo: Trabalhar o conceito da auto-estima
e respeito às diferenças.
Materiais: Papel, lápis, fichas com os
nomes dos alunos.
Desenvolvimento: Entreguei uma folha
para cada aluno,na qual instrui que fosse escrito o que eles mais gostasem em
si mesmo. Depois cada um sorteou um nome e tinha que escrever uma qualidade
que gostava no colega sorteado, se quisesse,também uma crítica construtiva.
É importante trabalharmos valores como
a auto-estima, respeito a si mesmo e ao próximo na infância, afim de
desenvolvermos nas crianças a empatia e solidariedade, essenciais ao convívio
em sociedade.
2-Bingo da Tabuada
Objetivo: Reforçar a resolução de
operações simples (multiplicação) de forma lúdica.
Materiais: Fichas com as operações,
cartelas com resultados, marcadores ,recipiente para sorteio.
Desenvolvimento: Entreguei uma cartela
de números para cada aluno. Fui sorteando as fichas e anotando as operações
no quadro. Os alunos resolviam os cálculos mentalmente e iam marcando na
cartela caso tivessem os resultados. Ao final, resolvemos no quadro e
entreguei brindes aos que marcaram mais números.
O ensino lúdico da Matemática
proporciona que a criança tenha momentos de aprendizagem espontânea,leve e
alegre, sem muitos formalismos.
3-Resgate das Brincadeiras de
Antigamente
Objetivo: Incentivar o resgate de
brincadeiras esquecidas pela maioria das crianças.
Materiais: Texto sobre como eram as
brincadeiras de antigamente.Corda, bola, pião, etc. Os alunos trouxeram de
casa alguns desses brinquedos, outras brincadeiras só necessitavam de um
espaço, como bandeira-estourou, pique-pega, etc.
Desenvolvimento: Brincadeiras livres,
apenas coordenei a formação de equipes quando necessário e expliquei algumas
regras.
|
8-Considerações Finais
Após a
conclusão de mais essa etapa em minha formação acadêmica, posso concluir que a
prática docente é uma construção diária. É preciso planejamento, mas também
muito “jogo de cintura”, saber interpretar as reações dos alunos, compreender
suas diferentes realidades e personalidades.
A partir da
observação das professoras em ação, assim como da rotina da escola como um
todo, pude aperfeiçoar o que já sabia, além de colocar em prática nas
atividades de regência e no auxílio às professoras o que já aprendi na teoria.
Através de métodos, didáticas e técnicas é possível ao educador conceitos de
respeito, justiça e solidariedade, além dos saberes elementares do mundo e da
natureza, tornando-os seres pensantes e autônomos na sociedade. Foram dias de
muito aprendizagem que muito
contribuirão com a construção da minha identidade docente.
9- Referências Bibliográficas
Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Brasileira-1996
Parâmetros
Curriculares Nacionais-2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário