domingo, 18 de abril de 2021

Plano de Ação com abordagem na Antropologia. Tema: Viver bem, na Escola e na comunidade

 Objetivo Geral: 

 Intervir na comunidade escolar, partindo de uma abordagem antropológica de observação e usando recursos diversos, objetivando criar um ambiente de compreensão, acolhimento, aprendizado e não violência.

 Ações: 

• Observar o que une os moradores em prol do bem comum. 

• Buscar entender o que motiva os conflitos, como violência, drogas, "bullying”, evasão escolar.

 • Formar mediadores, envolvendo representantes da equipe pedagógica e docente. Trabalhar em sala de aula atividades que exercitem a cooperação, o respeito e a solidariedade. 

• Buscar estratégias para a elaboração e cumprimento de regras de convivência. Todos deverão participar (alunos e docentes) para que se alcance uma sensação de pertencimento ao ambiente escolar. Mostrar que seguir regras escolhidas por consenso geram bem estar e ordem.

 • Trazer para o ambiente escolar atividades que remetam a referências culturais típicas da comunidade. 

• Convidar associações, grupos folclóricos, artistas, artesãos, esportistas, para criar junto com a escola eventos, oficinas, palestras, visando promover a convivência da escola com a comunidade. 

Justificativa: 

 Na convivência em sociedade, o individualismo deve dar lugar aos interesses coletivos. Portanto, resgatar valores e mediar conflitos podem construir um clima harmonioso na escola e garantir bons resultados no processo educacional. 

Recursos: 

 • Material teórico- para a formação dos mediadores (livros, textos, filmes) • Cartazes informando local e hora das oficinas (podem ser confeccionada pelos alunos) • Materiais esportivos (bolas, cordas, etc.) • No caso de oficinas de artesanato, consultar os artesãos sobre o material necessário. Incentivar o uso de material reciclado, recolhido pelos alunos e famílias.

 • Instrumentos musicais para as oficinas de música. 

• Lanches de cortesia para os facilitadores/palestrantes.

Responsáveis:

 • Equipe docente e pedagógica coordena as atividades, 

 • Pessoas da comunidade que se interessem em ministrar oficinas, palestras, etc 

• Alunos – podem participar e sugerir atividades 

 • Mediadores- intervir em conflitos e buscar harmonizar as partes.

 Duração: 

Todo o ano letivo. 

Resultados Esperados: 

Com o desenvolvimento desse plano, espera-se principalmente um maior comprometimento da comunidade escolar na criação de uma cultura de paz na escola. O sucesso na resolução de conflitos deve refletir em mais aprendizado para os alunos, o que traz consigo mais confiança para alcançar seus objetivos acadêmicos e sociais. 

Bibliografia 

 ‘’Projeto Institucional: Combate à violência ‘’ , 

disponível em  -< https://gestaoescolar.org.br/conteudo/9/projeto-institucional-combate-a-violencia > 

‘’Violência nas escolas: sugestões para o enfrentamento do problema’’

 disponível em < https://crianca.mppr.mp.br/pagina-830.html>

A importância da Antropologia dentro do ambiente escolar

 Disciplina: Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação

        A escola contemporânea tem o papel marcado pela contradição, uma vez que é formadora de pessoas que devem ser inseridas em um mercado de trabalho imediatista e incentivador do acúmulo de capital, mas que também precisa contribuir para que estes se tornem cidadãos críticos de sua própria condição social, aptos a transformar sua condição de desigualdade.

        A Antropologia tem vital importância na mudança paradigmática, estabelecendo um rico diálogo entre cultura e educação, portanto traz um novo olhar sobre a prática educativa, uma vez que privilegia os saberes locais, a diversidade étnico-cultural, as complexidades e as subjetividades do cotidiano social. 

       Os principais teóricos da Antropologia e as interpretações dadas por eles à questão da diversidade humana, nos aspectos biológico e social (comportamentos familiares, as instituições sociais e políticas, os sistemas simbólicos, religiosos), nos possibilita desenvolver uma educação com respeito às diferenças étnicas e culturais, promovendo a eliminação das diferenças econômico-sociais.

 Bibliografia ‘’Antropologia Educacional: novo olhar sobre a prática educativa’’ 

Disponível em < https://www.geledes.org.br/antropologia-educacional-novo-olhar-sobre-prática-educativa